A 33.ª e penúltima jornada da Bundesliga foi toda disputada este sábado à tarde (os jogos começaram todos às 14h30). No fim, o Bayern festejou uma reviravolta louca em Leipzig, Borussia Dortmund e Hoffenheim têm os mesmos pontos na luta pelo terceiro lugar e o Ingolstadt viu confirmada a descida de divisão.

No jogo grande da jornada, o Bayern Munique venceu no terreno do Leipzig por 5-4. Marcel Sabitzer fez o primeiro golo para a equipa da casa logo aos 2 minutos, com Robert Lewandowski a empatar de penálti aos 17′. Também de penálti, Timo Werner devolveu a vantagem ao Leipzig aos 29 minutos, com Yurary Poulsen a fazer o terceiro aos 47′. Thiago Alcântara reduziu para 3-2 aos 60′, antes de Timo Werner bisar aos 65′ e fazer o 4-2. Lewandowski também bisou aos 84 minutos, com o Bayern a completar a reviravolta com dois golos nos descontos, de Arjen Robben e David Alaba. O português Renato Sanches não saiu do banco de suplentes. O Bayern, já campeão, soma 79 pontos na Bundesliga. O Leipzig é segundo classificado, a 13 pontos do Bayern.

O Borussia Dortmund empatou 1-1 no terreno do Augsburgo. Alfred Finnbogason marcou o golo da equipa da casa aos 28 minutos, com Pierre Aubameyang a empatar quatro minutos depois. O Borussia Dortmund (que teve Raphaël Guerreiro durante os primeiros 80 minutos) está no terceiro lugar, a cinco pontos do Leipzig. O Augsburgo desceu para o 14.º lugar, com os mesmos pontos do Mainz.

O Hoffenheim foi ao terreno do Werder Bremen vencer por 5-3. A equipa de Nagelsmann esteve a vencer por 5-0, com Ádám Szalai a inaugurar o marcador aos 7 minutos. Andrej Kramaric fez o segundo aos 11′ e Steven Zuber ampliou aos 40′. Kramaric bisou aos 49′ e Ermin Bicakcic fechou a contagem do Hoffenheim aos 51′. Os golos do Werder Bremen foram marcados por Gebre Selassie aos 59′, Philipp Bargfrede aos 86′ e Robert Bauer aos 90′. O Hoffenheim está no quarto lugar, com os mesmos pontos do Borussia Dortmund (mas com desvantagem no confronto direto). O Werder Bremen é oitavo classificado, a um ponto do Colónia.

O Hertha de Berlim ganhou na casa do Darmstadt por 2-0. Salomon Kalou fez o 1-0 aos 14 minutos, com Jordan Torunarigha a fechar o resultado aos 28′. Daniel Fernandes foi o guarda-redes titular na equipa do Darmstadt. O Hertha subiu ao quinto lugar, a 12 pontos de Hoffenheim e Borussia Dortmund. O Darmstadt está no 18.º e último lugar, a sete pontos do Ingolstadt.

O Friburgo empatou 1-1 em casa com o agora despromovido Ingolstadt. Maximilian Philipp marcou para a formação da casa aos 31 minutos, com Darío Lezcano a empatar aos 44′. O Friburgo desceu para o sexto lugar, a um ponto do Hertha de Berlim. O Ingolstadt vê confirmada a descida de divisão, estando no 17.º lugar, a quatro pontos do Hamburgo.

O Bayer Leverkusen empatou 2-2 em casa com o Colónia. Milos Jojic, aos 14′, e Lukas Klünter, aos 49′, marcaram para a equipa forasteira. Stefan Kiessling, aos 60′, e Joel Pohjanpalo, aos 71′, empataram para os farmacêuticos. O Colónia está no sétimo lugar, a dois pontos do Friburgo. O Bayer Leverkusen é 12.º, a quatro pontos do Eintracht Frankfurt.

O Wolfsburgo empatou 1-1 na receção ao Borussia Mönchengladbach. Jannik Vestergaard adiantou os visitantes aos 24 minutos, com Mario Gómez a empatar aos 58′. O Borussia Mönchengladbach está no nono lugar, a um ponto do Werder Bremen. O Wolfsburgo (que teve Vieirinha no banco) desceu para o 15.º posto, com os mesmos pontos do Augsburgo.

Schalke 04 e Hamburgo empataram 1-1 em Gelsenkirchen. Guido Burgstaller fez o golo do Schalke aos 25 minutos, com Pierre-Michel Lasogga a empatar aos 90′. O Schalke está no 10.º lugar, a dois pontos do Borussia Mönchengladbach. O Hamburgo é 16.º, a dois pontos de Wolfsburgo, Augsburgo e Mainz.

Por fim, o Mainz recebeu e venceu o Eintracht Frankfurt por 4-2. Branimir Hrgota, aos 42′, e Haris Seferovic, aos 50′, colocaram os visitantes na frente, mas o Mainz reagiu. Jhon Córdoba (aos 60′), Stefan Bell (aos 62′), Yoshinori Muto (76′) e Pablo de Blasis (90′ de penálti) completaram a reviravolta. O Eintracht Frankfurt está no 11.º lugar, a um ponto do Schalke. O Mainz subiu ao 13.º posto, a um ponto do Bayer Leverkusen.